Blog SB Pharma

Publicado em 21 de março de 2018Sem comentários | Blog, Nutrição

Saiba mais sobre a Vitamina B12

Como anda sua Vitamina b12?

O que causa a deficiência? Deficiências de b12 levam a anemia, dificuldade de absorção de nutrientes, inflamação e problemas de sistema nervoso central. Trabalhos já mostraram que deficiências crônicas de b12 levam a maior risco de demência, depressão, lapsos de memória e Alzheimer e etc.

Fontes: A Vitamina b12 é encontrada em alimentos de origem animal, principalmente as carnes vermelhas.

Quem tem risco pra deficiência: vegetarianos, idosos, corredores e praticantes de crossfit e de qualquer atividade de impacto, pessoas com Baixos níveis de ácido clorídrico (hipocloridria) – que é bem comum em pacientes com Hashimoto, por exemplo.

Quando suplementar: 1. Quando se é vegano ou ovolactovegetariano, desde que as dosagens sanguineas estejam menores que o valor de funcionalidade, segundo a nutrição e medicina funcional. 2. Em idosos com deficiência; 3. Em pessoas com uso cronico de inibidores de bomba de prótons, como Omeprazol, e com deficiência confirmada em exame; 4. Mulheres tentando engravidar e gestantes desde que confirmada deficiência através de exames.

Formas de suplementar incluem tabletes sublinguais, injeções e cápsulas.

Causas mais comuns da deficiência: dietas veganas, infecções por H pilory, hipocloridria, SIBO (supercrescimento bacteriano no intestino delgado), medicamentos como os “prazois”, desordens intestinais e CIRURGIA BARIATRICA.

Você sabia? Trabalhos já mostraram que o uso crônico do Omeprazol (ou qq medicamento dessa classe de inibidores de bomba de prótons inibem a absorção de vitamina b12, o que aumenta o risco de demência e Alzheimer.

Níveis de referência da maioria dos laboratórios: 180-914 pg/mL.

Níveis ótimos/funcionais: 600-900pg/mL

Forma da suplementação: metilcobalamina é superior a cianocobalamina. Infelizmente a cianocobalamina é mais encontrada em farmácias comuns, a forma mais ativa, a metilcobalamina, é facilmente encontrada em farmácias de manipulação, mas só podem ser feitas sob prescrição de médico/nutricionista.

Dosagem da suplementação (quando se é necessária): fica por conta do prescritor e depende do quanto de B12 sérica e de outros exames e do resultado da anamnese.

Atenção: a suplementação pode causar irritabilidade.

Consulte sempre seu Nutricionista para atendimento individualizado!

Compartilhe

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *