Blog SB Pharma

Publicado em 25 de setembro de 2018Sem comentários | Blog, Dicas de Saúde

Profilaxia de Parasitas intestinais e Pediculose

O parasitismo intestinal ainda constitui um dos mais sérios problemas de Saúde Pública no Brasil e decorre da presença de macroparasitas (helmintos) e/ou microparasitas (protozoários) no intestino e compromete de forma heterogênea cerca de 25% da população mundial. A frequência das parasitoses tem relação direta com as condições socioeconômicas, sendo o aumento da prevalência uma consequência direta do empobrecimento da população. Além disso, depende dos aspectos climáticos, das características do solo, dos hábitos alimentares e de higiene e das condições sanitárias da comunidade.

A invasão do parasita ocorre através da pele (pelo contato direto com o solo/ água contaminados) e/ou pela boca (ingestão de água e/ou alimentos contaminados. (site.medicina.ufmg.br.)

A pediculose popularmente conhecida como infestações de piolhos, é uma doença parasitária contagiosa que pode surgir na cabeça, corpo, cílios, sobrancelhas.   Como ectoparasitas, os piolhos vivem no exterior do hospedeiro, utilizando do sangue humano como sua fonte de nutrição, o que pode causar sensação de coceira e formigamento na região afetada. (minutosaudavel.com.br)

 

 Os medicamentos mais usados para tratar piolhos são:

  • Escabin: shampoo, loção ou sabonete medicinal.

 

Os medicamento para vermes:

  • Albendazol : Sua ação consiste em degenerar as estruturas da células e tecidos dos vermes e protozoários, causando a morte destes parasitas.
  • Mebendazol : Sua ação destrói as funções das células responsáveis pela energia dos parasitas.
  • Nitazoxanida: Nome comercial Annita, este medicamento é um dos mais eficientes no combate a diversos tipos de vermes e protozoários, pois atua inibindo as enzimas das células indispensáveis à vida dos parasitas.
  • Iverneo : A Ivermectina é muito útil para o tratamento de larvas que causam a Estrongiloidíase, Oncocercose, Filariose, Escabiose e Pediculose, que são os piolhos, e mata estes parasitas ao alterar a estrutura de suas células musculares e nervosas.
  • Tiabendazol : É um medicamento útil na eliminação de larvas, sendo utilizada para tratar Estrongiloidíase, Larva migrans cutânea e Larva migrans visceral (toxocaríase), pois inibe as enzimas das células dos vermes causando a sua morte.

Fonte: minutosaudavel11

Compartilhe

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *