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Publicado em 15 de junho de 2020Sem comentários | Blog

Ômega-3

Benefícios desse nutriente essencial ao corpo!

Ômega-3 são ácidos graxos poli-insaturados, comumente encontrados em peixes considerados de água fria (por exemplo salmão, atum, sardinha, bacalhau), pode ser encontrado também em óleos vegetais, sementes de linhaça, nozes e alguns tipos de vegetais.

Este importante nutriente atua com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes colaborando na prevenção e tratamento de doenças como perda de memória, dificuldade de aprendizagem, na prevenção de doenças relacionadas ao processo de envelhecimento, assim como doenças cardiovasculares e doenças de Alzheimer. No nosso país hoje essas doenças tem atingido altos graus mortalidade, que acaba tendo um grande índice de ocorrências por falta de cuidados e muitas vezes por falta de informações, da própria saúde, e de como cuidar e prevenir esses índices.

O prolongamento da vida é cada vez menos um desafio técnico para a ciência. Cada vez mais valoriza-se o bem estar, e é com base nessa busca que várias pessoas hoje tentam encontrar uma melhoria na saúde, alimentação, atividades físicas, e viver dentro de um bem estar que colabore com os preceitos da qualidade de vida – que se constitui em um dos objetivos a ser alcançado no presente estágio de desenvolvimento da humanidade.

Além dessa busca de qualidade de vida relacionada à saúde ser muito comum, vem sendo associada a alimentação, como no caso do uso de ômega-3, na alimentação ser associada a melhorias na saúde.

Desde então seu uso vem se popularizando, sendo conhecido por diversos outros benefícios como:

O PRINCIPAL BENEFÍCIO DO ÔMEGA 3 É SUA AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA.

  • O estilo de vida moderno, ou seja, o estresse, a exposição a poluentes e agrotóxicos, a falta de atividade física, somado a uma dieta desequilibrada facilitam os processos inflamatórios. Como muitas doenças crônicas decorrem desse quadro, essa gordura é potencialmente benéfica para preveni-las

Essa substância tem efeito anti-inflamatório e podem ser  também eficazes no combate a inflamações das articulações (como ocorre na artrite reumatoide), no lúpus, psoríase e até mesmo a doença de Crohn, que se caracteriza por uma inflamação do intestino.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES:

  • tem-se a diminuição do LDL (Lipoproteinas de Baixa Densidade), e o HDL (Lipoproteínas de Alta Densidade) permanece a mesma ou aumenta e melhora a relação, reduzindo significativamente a mortalidade  por doença cardíaca coronária;

DOENÇAS NEUROLÓGICAS:

  • atuar na manutenção da função neurotransmissora, contribui para as densidades dos receptores de dopamina (que atua no controle do movimento e memória) e serotonina (que regula saciedade, humor, ansiedade, medo, depressão, sono e percepção à dor);
  •  auxilia a conter a perda de neurônios e estimula a formação de novas células nervosas, também não existem dúvidas sobre sua contribuição na formação do cérebro dos bebês ((recomenda a oferta de DHA (Ácido Docosahexaenoico), especialmente via suplementação para mulheres nos dois últimos trimestres de gestação, durante a amamentação e até os 2 anos de vida da criança)

AJUDAR NA PERDA DE PESO:

  •  auxilia a perda de peso, sendo uma terapia complementar indicada para indivíduos com obesidade por se relaciona principalmente com as doenças secundárias a obesidade.

FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO:

  •  é considerado um nutriente imunomodulador.  Auxilia na regulação de algumas células do sistema imune,  é responsável por manter seu sistema imune fortalecido e assim evitar doenças indesejáveis.
  • afastar alguns tipos de câncer (podem inibir a carcinogênese, retardar o crescimento de tumores e aumentar a eficácia da radioterapia e de várias drogas quimioterápicas    melhoram a função imunológica e inibem a resposta inflamatória.

AÇÃO ANTIINFLAMATORIA:

  •  Essas substâncias têm efeito anti-inflamatório e podem ser eficazes no combate a inflamações das articulações (como ocorre na artrite reumatoide), no lúpus, psoríase e até mesmo a doença de Crohn, que se caracteriza por uma inflamação do intestino.

TORNAR OS OSSOS RESISTENTES :

  • Restaurando o equilíbrio e brecando o avanço da osteoporose, pois o envelhecimento é um processo fisiológico natural, e como se sabe a nutrição pode interferir de maneira direta no processo de envelhecimento, tornando-se necessária o consumo do OMEGA 3 nesta fase, pois quando há um desequilíbrio no organismo do idoso poderá  levá-lo a um estado de carência nutricional e maior risco de desenvolver doenças relacionadas à idade, como osteoporose, fraqueza muscular,  entre outras.

ONDE ENCONTRAR O ÔMEGA 3?

                A principal e maior fonte de ômega 3 é o óleo de peixes de águas profundas e geladas.

As espécies mais fáceis de encontrar por aqui são: Sardinha (se decidir usar o produto em lata, prefira a versão em água),Pescada, Corvina, Anchova, Salmão (selvagem), Atum (se decidir usar o produto em lata, prefira a versão em água), Caranguejo.

Fontes de origem vegetal: Linhaça (semente e óleo); Chia; Oleaginosas (nozes e castanhas). Alimentos enriquecidos…

QUAIS OS SINAIS DE DEFICIÊNCIA DE ÔMEGA 3

Embora uma análise do plasma sanguíneo e de tecidos possam indicar a deficiência de ômega 3 em laboratório, ainda não existe um valor de referência que indique sua normalidade. Contudo, alterações dermatológicas como dermatite, pele áspera e descamando podem indicar a falta desse nutriente.

QUANDO É PRECISO SUPLEMENTAR?

Seja nas farmácias, no supermercado, e nas vendas online ou na TV, a variedade e disponibilidade de suplementos de ômega 3 são grandes Como não existe uma indicação que seja universal para todo mundo, um médico, um farmacêutico ou nutricionista podem ajudá-lo nessa avaliação.

Referencias Bibliográficas:

https://blog.vhita.com.br/como-tomar-omega-3-para-emagrecer

https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/23641/3/BreveLevantamentoBibliogr%C3%A1fico.pdf

https://my.oceandrop.com.br/omega-3-beneficios-desse-nutriente-essencial-ao-corpo/

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2019/05/27/omega-3-o-que-a-ciencia-sabe-sobre-os-seus-reais-beneficios-ate-hoje.htm

https://blog.vhita.com.br/como-tomar-omega-3-para-emagrecer

https://my.oceandrop.com.br/omega-3-beneficios-desse-nutriente-essencial-ao-corpo/

https://www.jasminealimentos.com/alimentacao/osteoporose-omega-3-pode-ajudar/

Elaborado pela colaboradora/ farmacêutica – Paula Cristina do Nascimento Adona – CRF/SP – 70029

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