Blog SB Pharma

Publicado em 19 de novembro de 2018Sem comentários | Blog, Dicas de Saúde

Ômega 3 na gravidez pode deixar bebê mais Inteligente

Consumir diariamente ômega 3 durante a gravidez optando por alimentos como salmão, atum ou sardinha, que são ricos nesse nutriente, ou até mesmo tomar as cápsulas de ômega 3 pode deixar o bebê mais inteligente, tendo um melhor desempenho escolar no futuro.

Isso acontece porque o tecido cerebral precisa do ômega 3 para se desenvolver completamente alcançando sua capacidade máxima. Mas os benefícios não são só para o bebê, porque este consumo também protege a futura mamãe, melhorando seu bem-estar.

Assim, os principais benefícios do consumo de ômega 3 durante a gestação são:

  • Tornar o bebê mais inteligente:porque este ácido graxo é um elemento fundamental na formação do cérebro e do sistema nervoso da criança;
  • Diminuir o risco de asma no bebê:sendo especialmente indicado para as mulheres que tem esse tipo de alergia na família;
  • Diminuir o risco de depressão pós parto:porque as mães transferem para o bebê grandes quantidades desses ácidos graxos essenciais que não são produzidos pelo organismo e precisam ser ingeridos na dieta. E níveis baixos deles pode aumentar a tendência à depressão ou mal funcionamento cerebral.

Para alcançar todos estes benefícios é recomendado consumir alimentos ricos em ômega 3 todos os dias, mas uma outra possibilidade é tomar as cápsulas de ômega 3 que podem ser indicados pelo médico ou nutricionista. Mas como o cérebro do bebê continua se desenvolvendo depois do nascimento, esse cuidado também é importante durante a amamentação.

 

Quando tomar suplemento de ômega 3 na gravidez

Esse suplemento deve ser tomado segundo a orientação do profissional que indicou seu uso, mas geralmente consiste na toma de 1 ou 2 cápsulas de ômega 3 durante toda a gestação, e também durante a amamentação.

A quantidade máxima de ômega 3 que se pode consumir por dia é de 3 g por dia porque acima disso pode ser prejudicial à saúde. Por isso é importante levar em consideração a quantidade que consegue com a alimentação e com a suplementação.

 

Onde encontrar ômega 3 e como consumir

Boas fontes de omegas 3 são os óleos de peixes de água fria, o Krill e óleos de linhaça ou óleo de prímula. Por isso desde o primeiro trimestre de gestação e durante toda a fase da amamentação a alimentação da mãe deve ter no mínimo 300 mg de DHA na sua alimentação diária, o que corresponde a 2 colheres de sopa de óleo de linhaça por dia ou  200 gramas de peixe de água fria. Veja mais exemplos de alimentos ricos em ômega 3

Para os bebês que não são amamentados e apenas tomam mamadeira, pode ser uma boa alternativa usar fórmulas lácteas com EPA, DHA e ALA que são tipos de ômegas 3.

 

Dieta rica em ômega 3

Aqui está um exemplo de um cardápio de 3 dias que a gestante pode seguir para garantir que consegue ingerir a quantidade necessária para diminuir o risco de depressão pós parto, aumentar a inteligência e diminuir o risco de alergias no bebê:

  Dia 1 Dia 2 Dia 3
Café da manhã 1 copo de suco de laranja

1 crepioca com sementes de chia e queijo minas

1 laranja

1 iogurte com linhaça

1 tapioca com queijo e cocô ralado

1/2 abacate amassado

1 suco de cenoura

30 g de nozes

1 pão integral como gergelim e manteiga

1 banana

Lanche da manhã 1 pera

2 biscoitos cream cracker

Suco de couve com limão 1 tangerina

2 biscoitos maizena

Almoço ou Jantar Fusilli cozido com 1 posta de salmão desfiado e azeitonas

salada de alface, tomate e pepino

1 manga

2 panquecas com recheio de uma lata de atum com molho de tomate, cebola e pimentão

Salada verde

5 morangos

2 Sardinhas assadas

2 colheres de arroz

1 concha de feijão

Couve à mineira

2 fatias de abacaxi

Lanche da tarde 1 taça de mingau de aveia com 2 castanhas 1 copo de vitamina de banana + 2 colheres de aveia 1 iogurte

1 pão integral com queijo

Ceia 1 punhado de cereais integrais 2 colheres de frutos secos 3 biscoitos integrais

 

Fonte: Tua Saúde

Escrito pelo colaborador da SB Pharma, Farmaceutico Dr Luciano Fernandes da Silva (CRF: 29081 – SP)

Compartilhe

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *