Blog SB Pharma

Publicado em 17 de julho de 2020Sem comentários | Blog

O QUE SÃO MEDICAMENTOS MANIPULADOS?

Medicamentos manipulados são produzidos na farmácia, por um farmacêutico, considera o seu organismo, a sua pele, o seu metabolismo.  Tendo como base fórmulas magistrais ou preparados oficinais previstos no Formulário Nacional autorizados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O órgão também é responsável por regulamentar e supervisionar a produção e a comercialização desses medicamentos.

O médico ou profissional da saúde, após consulta e exames, prescreve uma fórmula com doses exatas que deve compor o medicamento. Este deve ser manipulado totalmente de acordo com a receita, que é obrigatória e não deve ser repassada nem reaproveitada (exceto sob orientação médica). Afinal, cada paciente tem suas próprias necessidades e uma mesma pessoa pode precisar de outras doses ou combinações para tratar a mesma doença em diferentes momentos.

QUAIS AS VANTAGENS DOS MEDICAMENTOS MANIPULADOS?

Individualização do tratamento: As fórmulas industrializadas têm doses padronizadas de princípios ativos, as quais podem ser mais ou menos que o paciente realmente precisa.

Permite associar substâncias: Os princípios podem ser combinados em uma mesma forma farmacêutica, assim, o paciente pode tomar um só medicamento ao invés de dois ou mais.

Possibilidade de retirar algum ingrediente: Muitos remédios industrializados possuem corantes ou substâncias excipientes – como lactose, celulose e açúcares – que podem causar alergias ou intolerâncias. Na manipulação, esses ingredientes podem ser retirados ou substituídos.

Outras formas de apresentação: Alguns pacientes têm dificuldades em ingerir comprimidos, outros preferem géis ou cremes. Enquanto na indústria farmacêutica os remédios costumam ser apresentados em uma única forma, na manipulação de medicamentos, é possível utilizar o princípio ativo de diversas formas. Entretanto, essas definições devem ser aprovadas pelo médico ou profissional da saúde.

Menos desperdício: O médico prescreve a quantidade exata de medicamento que deve ser utilizado para o tratamento, você não precisa comprar doses a mais.

MEDICAMENTO MANIPULADO TEM O MESMO EFEITO?

O medicamento manipulado é criado a partir das necessidades que do seu organismo. Para explicar, precisamos entender como os remédios funcionam. Quando você vai até uma farmácia comprar um remédio que está na prateleira, ele já vem pronto. Ele é indicado para uma determinada ação, como: remédio para gripe. Ou seja, a fórmula dele é feita para combater o vírus da gripe e assim por diante. Já no caso dos medicamentos manipulados, eles são feitos especialmente para combater uma necessidade específica. Por exemplo: se você toma vários remédios (Diabetes, Pressão alta, etc.), você pode pedir para manipular um remédio que contenha somente as propriedades para a Diabetes, Pressão alta etc. Assim, você evita muitos dos efeitos colaterais de todos aqueles remédios.

Além de remédios, os medicamentos manipulados também incluem cremes. Que são feitos considerando a SUA pele. E não um creme feito para “todo mundo”, que já está pronto na prateleira. Os suplementos manipulados também consideram CADA ORGANISMO, diferente dos suplementos industrializados. Então, respondendo a pergunta, os medicamentos são mais personalizados, então, o efeito dele corre menos risco dos indesejados efeitos colaterais e ele resolve com mais assertividade o problema.

Remédio manipulado é confiável?

Uma das principais dúvidas de quem busca por remédio manipulado é se eles são confiáveis. Mas sim, eles são confiáveis. O que é necessário é que você consulte com um médico de confiança para passar a receita certa, com os princípios ativos adequados. E, que você encaminhe para uma farmácia de manipulação com história positiva de mercado e com controle de qualidade.


Leticia Saifert Picoli –Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas – CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

https://www.manipulae.com.br/artigos/o-que-sao-produtos-manipulados,-para-que-serve-e-como-fazer

Elaborado pela colaboradora : ANA CLAUDIA LUCIO

Compartilhe

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *