Blog SB Pharma

Publicado em 16 de outubro de 2018Sem comentários | Blog, Manipulados

Medicamentos Fitoterápicos e Fitoterapia

Fitoterápicos são medicamentos provenientes de matéria-prima vegetal ativa, sendo ela partes de plantas como folhas, raízes, flores ou sementes, que contem ação farmacológica comprovada. Podendo ser simples (obtidos através de uma única espécie vegetal) ou compostos (obtidos através de duas ou mais espécies vegetais), são encontrados em diversas formas farmacêuticas tais como comprimidos, cápsulas, soluções, tinturas, pomadas entre outras.

A fitoterapia é a terapêutica que utiliza o medicamento fitoterápico com a finalidade profilática, curativa ou paliativa, podendo ser utilizados isoladamente ou de maneira a complementar outras terapias. É importante sempre ter o acompanhamento médico e farmacêutico ao fazer uso de qualquer fitoterápico, pois a ideia popular de que “se é natural não faz mal” não passa de um mito, sendo este também capaz de causar reações adversas graves, interações medicamentosas e intoxicações.

Atualmente, a fitoterapia é muito utilizada em distúrbios psíquicos leves como ansiedade, insônia e irritabilidade. Nestes casos são prescritos medicamentos fitoterápicos contendo substancias como a Passiflora incarnata, Valeriana officinalis, Melissa officinalis, Erythrina mulungu, Salix alba, Crataegus entre outras, na forma simples ou associadas entre si. Contendo uma rica variedade de matéria-prima ativa, a fitoterapia também é empregada em outros diversos contextos de saúde.

Na rede SB Pharma você encontra uma grande variedade de fitoterápicos industrializados e também manipulados, com excelente qualidade, para garantir o sucesso do seu tratamento.

 

Texto escrito pela farmacêutica e colaborada da Rede SB Pharma:

Graziéle Gualdevi (CRF/SP: 87937)

Compartilhe

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *