Blog SB Pharma

Publicado em 2 de julho de 2021Sem comentários | Blog

ENXAQUECA OU DOR DE CABEÇA ?

Em primeiro lugar, a dor de cabeça, tecnicamente cefaleia, é uma dor ou desconforto na região da cabeça. Apresenta-se em mais de 200 tipos e pode ser causada por vários fatores, como estresse, ansiedade, sinusite, gripe e até mesmo uma desidratação.

E esses são só alguns deles, porque a lista de problemas de saúde que podem causar dores de cabeça é realmente grande. Ou seja: a dor de cabeça é um sintoma.

Já a enxaqueca é uma doença neurológica definida, e um dos seus sintomas mais frequentes é a dor de cabeça, que vem com características muito específicas: normalmente é de forte intensidade, latejante, pode aparecer em apenas um dos lados da cabeça e também pode vir acompanhada de grande sensibilidade à luz, som, toque ou cheiro, além de náuseas e vômitos.

Portanto, a enxaqueca é uma doença composta por fases definidas. São quatro no total, mas é importante salientar que nem todas as pessoas que sofrem com enxaqueca manifestaram todas estas fases ou, pelo menos, não percebem que as tem:

  • 1ª Fase – Premonitória Começa com fadiga, bocejo, dificuldade de concentração, irritabilidade, depressão, avidez por doce. Acontece até 72 horas antes da dor de cabeça.
  • 2ª Fase – Aura
    A aura é definida como manifestações neurológicas bem localizadas, que surgem de maneira gradual. A aura visual é a mais frequente, e pode aparecer em forma de pontos pretos, pontos brilhantes e imagens em ziguezague.
  • 3ª Fase – Dor de cabeça
    É a fase que mais incomoda, e é a que geralmente leva o paciente a procurar um médico. Pode durar de 4 a 72 horas e se apresenta como dor de qualidade latejante, usualmente de forte intensidade
  • 4ª Fase – Resolução
    A última fase traz sintomas parecidos com os da fase premonitória, com fadiga, sonolência, dificuldade de concentração ou até uma dor em toda a cabeça leve e residual, podendo durar até 48 horas (2 dias).

Lembre-se: se você se identificou com os sintomas da enxaqueca, procure um médico para chegar ao diagnóstico correto e, consequentemente, ao tratamento mais indicado para o seu caso.

Referencias Bibliográficas: https://maismomentosmenosenxaqueca.com.br/blog/enxaqueca-ou-dor-de-cabeca

Elaborado pela colaboradora ARIANE DOS REIS BORASCHI

Compartilhe

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *