Blog SB Pharma

Publicado em 19 de março de 2021Sem comentários | Blog

DOENÇAS AUTOIMUNES

As doenças autoimunes surgem quando o sistema imunológico não funciona normalmente. E ao invés de proteger ele acaba causando mais problemas.

Elas são um grupo de doenças distintas que têm como origem, o fato do sistema imunológico, passar a produzir anticorpos contra componentes do nosso próprio organismo. Por motivos variados e nem sempre esclarecidos, o nosso corpo começa a confundir suas próprias proteínas como agentes invasores, passando a atacá-las.

O diagnóstico das doenças autoimunes é normalmente feito através da observação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa, que varia de acordo com a doença, e por meio de exames imunológicos, moleculares e de imagem.

A gravidade de uma doença autoimune depende dos órgãos afetados. Por exemplo, a tireoidite de Hashimoto é uma doença praticamente restrita à glândula tireoide, que é um órgão importante, mas não é vital. Os pacientes com essa doença autoimune conseguem levar uma vida normal apenas tomando um comprimido por dia de hormônio tireoidiano.
Outras doenças autoimunes, porém, são mais graves, principalmente aquelas que atacam órgãos e estruturas nobres do corpo, como o sistema nervoso central, coração, pulmões e/ou os vasos sanguíneos.

Causas
Ainda não se sabe ao certo o motivo pelo qual o sistema imunitário leva o organismo a produzir um ataque contra si mesmo.
Assim, as doenças autoimunes acontecem quando esses anticorpos passam a atacar as células do próprio organismo, órgãos e tecidos. Em pessoas que já trazem alguma predisposição genética para desenvolver uma doença autoimune é possível que alguns fatores sejam desencadeantes para uma resposta autoimune, como:
• bactérias;
• vírus;
• toxinas;
• hormonas;
• medicamentos específicos;
• estresse.

Tratamento
Geralmente cada doença autoimune tem seu esquema próprio de tratamento. Não existe um tratamento único que sirva para qualquer doença autoimune.

Existem mais de 50 tipos de doenças autoimunes, as mais conhecidas são:


Lúpus
Doença inflamatória causada quando o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos.


Artrite reumatoide
Uma doença inflamatória crônica que afeta muitas articulações, incluindo as das mãos e dos pés.


Doença de Crohn
Esta doença se trata, basicamente, de uma infecção viral ou bacteriana, que leva o sistema imunológico a atacar o trato digestivo, provocando o seu mau funcionamento e desencadeando uma inflamação crônica dos intestinos.


Vitiligo
O vitiligo leva a produção inapropriada de anticorpos e linfócitos T (um tipo de glóbulo branco) contra os melanócitos, as células responsáveis pela produção de pigmento de nossa pele.


Psoríase
A psoríase é uma doença crônica e, ainda sem cura, que surge devido a acelerada reprodução das células da pele. A proliferação das células epidérmicas causa espessamento, inflamação e descamação na pele.


Diabetes tipo 1
Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.


Esclerose múltipla
Doença em que o sistema imunológico destrói a cobertura protetora de nervos.


Doença celíaca
Reação imunológica à ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio.


Tireoidite de Hashimoto
A doença ataca a glândula tireoide, responsável pelo metabolismo


Síndrome de Sjögren
Distúrbio do sistema imunológico caracterizado por olhos secos e boca seca.

Referência Bibliográficas:


https://www.tuasaude.com/doencas-autoimunes/

https://www.alergiaeimunologia.com.br/o-que-sao-doencas-autoimunes/

Elaborado pela colaboradora Jocélia de Oliveira Silva crfsp-16.551

Compartilhe

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *