Câncer de Próstata

O que é a próstata

A próstata é uma glândula localizada entre a bexiga e a pélvis do homem, estando á frente do reto, tem como função produzir o fluído seminal, que nutre e transporta o esperma.

O câncer de próstata

È o tumor que afeta a próstata, sendo um dos tipos de câncer mais comum em homens. Entretanto, enquanto alguns tipos de câncer de próstata crescem lentamente e podem precisar de tratamento mínimo, outros são agressivos e podem se espalhar rapidamente.

Sinais e sintomas

O câncer de próstata pode não causar sinais ou sintomas em seus estágios iniciais, o câncer mais avançado pode causar sinais e sintomas como:

  • Dificuldade de urinar
  • Diminuição da força no fluxo de urina
  • Sangue no sêmen ou na urina
  • Disfunção erétil
  • Desconforto na área pélvica
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou á noite

Fatores de risco

 A causa exata do câncer de próstata é desconhecida, mas podendo se desenvolver devido a uma combinação de fatores que atuam em conjunto, como a idade avançada, histórico familiar, sobrepeso e obesidade, má alimentação, alcoolismo, tabagismo, sedentarismo entre outros.

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer. Entre os fatores que ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

  • Alimentação saudável
  • Peso corporal adequado
  • Praticar atividade física
  • Não fumar
  • Evitar consumo de bebidas alcoólicas

 Exames para diagnosticar o câncer de próstata

 Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e     textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.

Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Biópsia: È indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de toque retal e PSA. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório, para confirmar se há câncer.

Benefícios em realizar o exame

Realizar o exame pode ajudar a identificar o câncer de próstata logo no inicio da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento.

Tratamento

Dependendo da fase em que é diagnosticado o câncer de próstata, o médico urologista poderá indicar radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal, a escolha do tratamento adequado deve ser individualizada para cada pessoa.

Bibliografia

www.medicalnewstoday.com, www.oncoguia.org.br, www.saude.gov.br , www.inca.gov.br ,www.einstein.br

Colaborador / Farmacêutico Matias Lordi Ricci CRF-SP 95062

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *